domingo, 15 de janeiro de 2017

Falha nossa...

Fui ver a postagem anterior e só agora percebi: a imagem png, (a segunda imagem, em preto e branco), apresentava algumas falhas. Como ainda estou me acostumando a lidar com o Inkscape, é normal ocorrer um ou outro problema com as figuras, na hora de abrí-las no Photoshop.

Geralmente eu as retoco no próprio Photoshop, se vejo que esse é meio mais rápido...para, a partir daí, passar para a colorização. Consertei a imagem png, o melhor que pude e a repostei.


Tenho de ser sincero: não garanto que ela esteja perfeita, talvez seja preciso um ou outro retoque. Por um lado, devo pedir desculpas a você. Afinal, foi falha minha. Porém, analisando por outro ângulo, o ocorrido foi bom para lembrar um fato: isso faz parte.

Na boa, se você quiser ser desenhista, designer (ou ambas as profissões), quanto antes aprender a se virar com o que tem, melhor você irá se sair. Porque as coisas acontecem dessa forma, na vida profissional.


Exemplo: você precisa desenhar um cavaleiro medieval, naturalmente irá buscar referências na internet. Porém, se você gastar horas nessa busca (ou, pior, esperar que alguém traga pra você), corre o risco de atrasar no prazo de entrega.

Nesse caso, qual a melhor saída? Se, digamos, em quinze minutos de busca você achou três ou quatro referências, comece a desenhar a partir delas. Porque, pelo menos na minha experiência pessoal notei isto, é raro encontrar uma referência absolutamente perfeita.


Do mesmo modo, será raro encontrar condições de trabalho absolutamente perfeitas. Tem gente saindo desses cursos de computação gráfica, crente que no primeiro emprego já vai usar um Macintosh com 400 giga de memória...quando muitas empresas usam um PC com 4 giga de memória e olhe lá!

Também não será garantido que você trabalhará sempre criando coisas novas: o mais comum é você ter de redesenhar algo já existente.


Se, por exemplo, um cliente encomenda adesivos em uma empresa e decide passar a encomendar em uma outra, o desenhista que trabalha na segunda empresa de adesivos normalmente precisará refazer as artes.

Ele terá de refazer tudo, a não ser que o cliente forneça a arte. Porém, dificilmente ele fornece: o mais comum é ele te dar só uma amostra do adesivo...ou uma imagem jpg, em baixa resolução. Ou seja, de todo jeito, você acaba tendo que redesenhar...