quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Efeito Low Poly no Inkscape

Este tipo de efeito tem sido muito visto recentemente...e hoje decidi aprender a fazê-lo. Meu resultado:



Como geralmente acontece, é possível executar a tarefa em mais de um programa gráfico. Acabei me decidindo pelo Inkscape, pois ele possui uma extensão (chamada Diagrama Voronoi) que facilita bastante. O vídeo Criando Low Poly no Inkscape, do canal Livre Labs ensina como. Não se preocupe, o vídeo é curtinho. Assista e depois leia meus comentários abaixo...




Em vez da maçã, eu preferi procurar outra imagem, mais simples, para a prática.Terminei me decidindo por produzir uma esfera com degradê, no próprio Inkscape:



Detalhe importante: durante o trabalho, notei que pouparia um enorme tempo se criasse um atalho para a extensão Diagrama Voronoi. Como atalho, atribui para ela a tecla F12. Você pode fazer o mesmo. Vá em Editar/Preferências... e na aba Interface, acesse Atalhos de Teclado. Em Procurar, digite: Diagrama Voronoi. Aí, basta digitar um atalho para ela:



Outra coisa: não delete as bolinhas azuis! É preferível colocá-las em uma nova camada, só para elas. Isto porque faltaram alguns polígonos para completar a esfera...e se eu tivesse deletado as bolinhas, me teria sido mais complicado fabricar esses polígnos faltantes.

Para colocar todas as bolinhas em uma camada á parte, é fácil. Selecione as bolinhas como ensinado no vídeo...e, em vez de apagá-las, vá em Editar/Cortar. Crie uma nova camada e, a seguir, vá em Editar/Colar no Lugar.



Dessa maneira, basta você ocultar a camada das bolinhas...e problema resolvido:



Infelizmente é provável que eu tenha feito algo errado, em algum ponto...pois a figura ficava bem melhor se eu deixasse a terceira camada (a do círculo em degradê, a qual serviu de base)visível. Olhe só a aparência dela, com a terceira camada estando oculta:



Fazer o que? Erros acontecem, fazem parte do aprendizado. Resolvi deixar a camada visível, já que ajudava o efeito...e foi ela que salvei, na versão final:


Nenhum comentário:

Postar um comentário