domingo, 26 de março de 2017

Experimentando o Sculptris

O Sculptris é um programa gratuito de modelagem 3D. Ao contrário dos aplicativos mais famosos, a proposta dele é ser simples, sem ferramentas e comandos complicados. "Simples" não significa, necessariamente, "pobre": muito pelo contrário!

Quando você abre o Sculptris, ele mostra uma esfera tridimensional, parecendo uma massa de modelar: aí basta escolher uma das ferramentas do menu do canto superior esquerdo e ir testando uma por uma na esfera. Eu fiz assim e depois pintei uma textura de ouro. Olha só meu resultado (clique na imagem para ampliar):

Certo, essa criatura que eu modelei não é tudo isso... porém, para uma primeira experiência, está razoável. Outras imagens dela em várias posições:

A Pixologic, a mesma empresa que produz o ZBrush, disponibiliza o Sculptris gratuitamente, aqui. Você só precisará preencher um pequeno questionário e indicar seu nome e e-mail, nada complicado. Aproveite para visitar a galeria e assistir os vídeos de instrução do programa.

O blog do designer brasileiro Fernando Reinicke também dá boas dicas sobre o Sculptris aqui. e também sobre o Blender. Uma pena que o blog tenha sido abandonado, a última postagem é de Janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário