terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Efeito Tridimensional Simples

Ao falar de 3D (ou Efeito Tridimensional) logo imaginamos ilustrações mostrando elementos com todos aqueles detalhes de luzes, sombras e texturas. Sem dúvida, elas são bonitas...entretanto, não devemos esquecer que, em certas ocasiões, não será preciso empregar tantos efeitos especiais, poderemos seguir métodos mais simples. Como exemplo, observe este meu trabalho mais recente, feito totalmente no Inkscape (clique na imagem para ampliar):



Nele eu apliquei apenas cores chapadas, ou seja, sem nenhum degradê ou meio-tom. Nada além de cinco cores (não contando com o branco, claro). Ainda assim, do modo como as cores foram dispostas, elas nos dão uma certa ilusão de serem tridimensionais.

Eis uma cópia reduzida do original, a partir do qual elaborei o meu desenho. Como sempre gosto de fazer, tomei a liberdade de mudar certos detalhes:



O desenho original é um dos muitos encontrados nas Coleções Digitais da Biblioteca Pública de Nova York e está disponível nesta página. Se você gostou, aproveite para ver outros desenhos dessa coleção.

Um conselho: não se limite a, simplesmente, baixar os desenhos e esquecê-los em algum canto de seu computador! Sempre que possível, escolha aqueles que mais gostar e tente reproduzí-los, no programa gráfico de sua preferência.

Essas experiências lhe darão conhecimentos que poderão ser úteis, mais tarde (ou, talvez, até antes do que você pensa). Se não conseguir fazer um deles, tudo bem: faça outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário