terça-feira, 1 de novembro de 2016

"Como fazer isso?"

De que maneira você age quando você precisa desenhar algo e não sabe como? Normalmente irá perguntar a alguém ou pesquisar em busca de respostas, não é? Porém, muitas vezes não dá tempo, pois desenhistas trabalham com prazos de entrega, prazos quase sempre curtos.

Portanto, haverá ocasiões (várias, eu diria) em que você estará por sua conta...quando deverá fazer sozinho, ao menos tentar, empregando os conhecimentos e ferramentas disponíveis, no momento. Foi o que aconteceu neste desenho que fiz há alguns dias:

Esse símbolo, provavelmente, é celta. Já o vi em várias imagens na internet...mas se existe um tutorial ensinando como traçá-lo, não tive a oportunidade de encontrar! Assim, tive que me virar, pegando a melhor referência (1) de que dispunha (infelizmente não lembro onde baixei essa imagem) e abri no Photoshop:

No programa, separei o símbolo do resto da imagem e utilizei as ferramentas de transformação (Warp, inclusive) para deixar o símbolo o mais plano possível. Até aquele instante eu tinha um palpite: a parte interna do símbolo lembrava bem uma estrela de cinco pontas (2)...


...então, talvez fosse melhor iniciar a construção do símbolo através de um pentágono (3), até porque eu poderia encaixar uma estrela dentro dele (a), caso fosse necessário.



Depois de construir o pentágono, notei outra coisa: se colocasse um círculo com o mesmo diâmetro de um dos lados do pentágono (4) e alinhado com precisão (setas vermelhas), eu teria uma boa base para trabalhar...



...e bastaria traçar o demarcador (ou o path, como conhecem alguns) até o topo do pentágono (5). Em seguida, era só contornar o demarcador com a espessura desejada, duplicaria as figuras resultantes mais quatro vezes (para completar cinco) e girar essas figuras 72 graus, tendo por eixo o centro do pentágono (indicado, na imagem abaixo, pela bolinha azul).



Não deu muito certo essa minha primeira tentativa (6), as formas não se encaixavam direito umas às outras (eu colorizei cada uma delas, a fim de tornar mais claro esse fato):



Eram, basicamente, dois problemas a se resolver (7): primeiro, no ponto marcado pelas setas vermelhas aparecia a emenda de duas formas e, segundo, as bordas dos contornos estavam onduladas, feias demais (a). Esse último problema ocorre muito no Photoshop, quando você contorna o demarcador com um traço muito espesso, igual ou superior a doze pixels de espessura. (Correção: na verdade, ele acontece a partir de espessuras de 30 pixels, como constatei depois de mais testes).



Na segunda tentativa,consegui deixar as bordas dos contornos mais suaves (veja aqui a técnica que empreguei), mas o problema de encaixe entre as formas continuava (8).



Ocultei, então, todas as camadas das formas, exceto duas delas (9) e corrigi a área problemática, usando demarcadores e máscaras de camadas. Veja que a curva, agora, ficou certinha (a).



Dupliquei a forma resultante e girei. Com esses cuidados, obtive o símbolo razoavelmente traçado (10) e podia partir para o acabamento.



Tratei as formas de modo a deixá-las trançadas umas às outras (11). Esse efeito não é tão difícil de se conseguir, só exige atenção e que você saiba usar máscaras de camada. Aqui tem um antigo tutorial meu, ensinado como fazer no Gimp (você terá poucos problemas em adaptar a técnica no Photoshop). Pintei as figuras com verde, de uma tonalidade média.



Selecionei todas formas, aumentei a seleção em quatro pixels e, em uma camada abaixo, preenchi a seleção com um tom de verde mais escuro (12).



Em seguida, selecionei as formas dessa camada, aumentei, de novo, a seleção em quatro pixels e pintei a seleção com o tom médio (13) em uma nova camada. Refiz essas ações, desta vez preenchendo a seleção com um tom de verde mais escuro que os anteriores(a)...



...deixando o símbolo com este aspecto (14):



Geralmente gosto de deixar um contorno interno, em um tom escuro (15). Para obtê-lo, também seleciono todas as formas...no entanto, neste caso eu,logicamente, reduzo a seleção, em vez de aumentá-la.



Para não deixar o fundo vazio, fabriquei essa figura com raios(16), semelhante às speedlines e a colorizei com degradê, de modo a ajudar a dar destaque ao símbolo (no futuro, se possível, ensinarei como traçar essa figura do fundo).



Resolvi trabalhar um pouco mais no contorno interno (17). Selecionei-o e aumentei a seleção em quatro pixels...e, em uma camada abaixo dele, pintei com um verde claro. Experimentei, ainda, aplicar patterns no contorno interno... até achar um que combinasse (a). Mais abaixo, na figura, (b) há uma amostra do pattern escolhido:



Para finalizar a ilustração, apliquei degradês de verde-claro nos quatro cantos do fundo...e fim.


Então...é isso! Até gostaria de ter postado a você um tutorial completo. Infelizmente não foi possível, isto me exigiria mais tempo e condições mais favoráveis. Mas, caso haja dúvidas, pode perguntar e responderei assim que puder... ou explicarei com maiores detalhes em futuras postagens.

4 comentários:

  1. Ficou muito bonito! Parabéns pelo trabalho e pelo tutorial.

    ResponderExcluir
  2. We studied many years of ancient cultures.....
    including "back-tracing" symbols and the others that "influenced the "final design".... Wonderfully researched post !!!!

    ResponderExcluir