sábado, 22 de outubro de 2016

Pequenos detalhes...

Quem viu minhas postagens, seja neste blog ou em fóruns, sabe que tenho o hábito de traçar minhas figuras no Inkscape e exportá-las depois para o Photoshop, onde faço a finalização. Com esta aqui, no entanto, eu mudei um pouco a rotina:

Onde mudei? A princípio eu começei a traçar tudo no Photoshop...quando percebi a presença de algumas serrilhas em certas áreas dos contornos. Para resolver o problema, decidi exportar a figura como png e abrir o arquivo no Inkscape.

Ali, usei a vetorização automática do programa, o comando "Rastrear Bitmap", um ótimo recurso para suavizar contornos de desenhos, ajudando na remoção de serrilhas, inclusive. Na imagem abaixo, temos o "antes" da vetorização (à esquerda) e o "depois" (à direita). Coloquei bolinhas vermelhas nas áreas onde estavam as serrilhas, para ajudar você a notar melhor as diferenças:

Eu já havia explicado, um pouco, sobre a vetorização automática do Inkscape na postagem sobre como criar speedlines. Embora, naquela época, eu usasse uma versão anterior do programa, você não terá dificuldade em utilizar o recurso na nova versão.

Após a vetorização, exportei a figura no formato png, com o dobro do tamanho. Fechei o Inkscape e abri o arquivo no Photoshop, onde a reduzi em 50%...daí foi partir pro acabamento.

Aqui cabe um lembrete: naturalmente a vetorização automática não fará milagres. Dependendo do estilo e do tipo de desenho, talvez você obtenha resultados melhores se traçar pela vetorização manual. Ou precise fazer pequenos retoques em certas partes...como eu precisei, neste caso. Note que eu também alterei/acrescentei detalhes na fase do acabamento no Photoshop.

Já ia esquecendo: produzi esse desenho a partir desta ilustração do livro Studies in Design. Para maiores detalhes sobre essa obra, veja a postagem anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário