sábado, 24 de setembro de 2016

Usando Patterns no Photoshop

Salve esta imagem em seu computador. É um arquivo png e ele será a matéria-prima para criarmos nosso pattern. Em seguida, abra o arquivo no Photoshop. (Nota: meu Photoshop está em inglês, porém você não terá dificuldade em seguir os procedimentos). Vá em Edit/Define Pattern (1). (em português: Editar/Definir Padrão) (a).


Um pequeno quadro de diálogo surgirá (2). Dê o nome que você desejar ao pattern (a) e clique em OK (b) para fechar o quadro.


Não é necessário encerrar o Photoshop, o pattern já estará pronto para você usar. Abra uma imagem qualquer para testar, eu utilizei esta:


Para aplicar o pattern, crie uma nova camada e use o atalho Shift+Ctrl+Backspace: ele fará com que o Photoshop preencha a camada inteira com o pattern que estiver selecionado no momento...o pattern mais recente, no caso.


Nesse exemplo eu colorizei o pattern através de uma layer style (em português: estilo de camada), a Gradient Overlay (Sobreposição de Degradê). Para ver maiores detalhes, clique na imagem abaixo:

Atenção: para salvar o pattern no Photoshop, em caráter definitivo, você precisará fazer outros procedimentos. Este tutorial explica como fazer. Saiba, também que há outra maneira de se aplica um pattern no Photoshop: através das Adjustment Layers (Camadas de Ajuste). Este tutorial dá uma visão geral do processo.

Caso queira aprender mais criação de degradês e de layer styles no Photshop, consulte este meu tutorial e este outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário