domingo, 24 de abril de 2016

Esse tal de "Dom"...

Um leitor fez algumas perguntas e comentários importantes, tanto que decidi responder através de uma postagem. Para facilitar o acompanhamento, coloco na íntegra o que ele escreveu:

"Fala Rogério, parabéns pelo Blog e obrigado pelos tutoriais. Sempre gostei de desenhar, mas nunca tive o "dom" ou a prática...é algo que gosto mas sem exagero algum, sou PÉSSIMO.
Comecei recentemente um curso de desenho digital, meu objetivo futuramente é trabalhar com game art, mas sei que tenho um loooooongo caminho pela frente.
Prefiro trabalhar com a mesa digitalizadora, acho muito mais prático para desenhos mais complexos do que papel e lápis.

Meu questionamento é o seguinte. Uma pessoa que não tem a menor coordenação motora, (eu), mas que gosta do assunto, tem futuro? Sei que exige dedicação e tempo, mas as vezes penso que não estou conseguindo sair do lugar!

Um grande abraço! Obrigado"

Bem, começando pelo "dom": eu sempre estranhei o uso dessa palavra, nunca me imaginei tendo nascido com isso. Porque meus desenhos de criança eram iguais aos de qualquer outro menino de minha idade. Verdade, não havia nenhuma diferença!

Há pessoas que criam desenhos maravilhosos, sem nunca ter frequentado escolas de desenho? Sim, existem. Mas são pouquíssimos casos e não significa, necessariamente, que essas pessoas se tornarão desenhistas profissionais. Inclusive eu conheci uma pessoa dessas... e ele trabalhava como vendedor!

Além do mais, na prática, o Desenho é algo mais complexo do que esse tal de "dom". Por exemplo, não bastará saber desenhar de forma realística uma árvore, uma montanha e um riacho, se você não souber dispor corretamente esses elementos em um quadro. Pois se colocarmos esses elementos de uma maneira que não pareça interessante, o quadro não sairá bom.

É disso, aliás, que trata a Composição, em arte. Imaginar que um "dom" te dirá, magicamente, como fazer a composição de um quadro é sem sentido: só a prática e o estudo te trarão esses conhecimentos. Do mesmo modo, o dom não fornecerá ao escritor um livro totalmente pronto, bastando a ele digitar tudo no Word!

Mas vamos à sua pergunta: não entendi sua afirmação de não possuir "coordenação motora". Se você se refere a problemas com os traços, eu também os tinha...e eles foram resolvidos, em grande parte com os exercícios. Então, você pode praticá-los sem receio. Porém, precisará ter paciência, os resultados demoram alguns meses para aparecer e, claro, demoram mais ou menos, dependendo da pessoa.

Outra coisa que não compreendi bem: você informou possuir mesa digitalizadora e ter começado um curso de desenho digital. Sem são dúvida, são coisas muito legais...porém me ocorreu o seguinte: você não estará se propondo a fazer coisas demais e tudo ao mesmo tempo?

Porque, dessa forma, você acaba perdendo o foco. No desenho digital, seja desenhando direto no computador através da mesa digitalizadora ou desenhando no papel e depois escaneando, pra fazer o acabamento no programa gráfico, uma coisa é certa: se você não estiver com o traço OK, isto terminará por afetar a qualidade da sua arte.

Então, procure se concentrar primeiro em melhorar a parte do traço, depois você passa para outra parte onde tem dificuldade... e assim você progride e termina aquela sensação de não estar indo a parte alguma.

Bem, acredito ter dito o essencial, mas se você (ou outros leitores) tiver dúvidas ou comentários, pode postar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário