terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Experimentando

Gosto de consultar antigos livros sobre arte e ornamentos, são boas fontes de inspiração. Eu escolho algumas ilustrações e faço vetorização manual delas no Inkscape. Entretanto, não me limito a apenas copiar o desenho: procuro melhorá-lo, simplificá-lo ou mudar alguns detalhes nele, acrescentando ou tirando... até ele sair de um jeito que me agrade.

Claro que, nesse processo, erros ocorrem. Há desenhos que começam bem, mas quando os termino, me deixam com sensações tipo "não gostei disso, não" ou "falta alguma coisa". Aqui está um exemplo recente:



Testei vários esquemas de cores, nenhum me pareceu mais adequado que o verde...e ter aplicado degradê não ajudou absolutamente nada, pelo contrário: só piorou o resultado. No caso dessa ilustração, o ponto forte dela era o próprio desenho das plantas. Assim, decidi refazer o acabamento, deixando as cores de lado e escolhendo um caminho mais simples:



Reparem que eu só apliquei uma retícula no fundo e, mesmo assim, reduzi bem a opacidade da camada onde elas estavam, de modo a deixá-las num tom de cinza claro. Como precaução adicional, coloquei um contorno branco nas folhas, para destacá-las ainda mais. O que aprendi nessa experiência me ajudou bastante no acabamento desta outra ilustração:



Mexi o menos possível nas formas decorativas, só aplicando um degradê clarinho no centro e sempre cuidando para que os elementos do fundo não atrapalhassem a visualização delas.

Num desenho você nunca deve esquecer qual é o elemento principal dele. Se você coloca coisas demais, arrisca a torná-lo confuso, como no meu primeiro exemplo. Quando isso acontecer, procure simplificar, removendo os elementos em excesso. É a melhor saída.








Nenhum comentário:

Postar um comentário