sábado, 12 de dezembro de 2015

Livros Grátis de Desenho

Vou indicar algumas obras de domínio público, ou seja, aquelas cujos direitos autorais já expiraram e, de acordo com as leis, podem ser distribuídas livremente. Começando com os livros do Projeto Gutenberg. Este projeto disponibiliza centenas de obras de domínio público. Embora os livros listados a seguir estejam todos em inglês, valem a pena serem baixados.

Para acessar os livros, bastar clicar no título de cada um deles, abaixo. Quando abrir a página, vá até o final dela e você verá uma lista de formatos de arquivo, escolha um deles para fazer o download. Por exemplo, eu escolhi o formato HTML. Com o livro aberto no navegador (no meu caso, o Firefox), fui em Arquivo/Salvar como... aí você salva onde quiser e pode ler o livro em qualquer navegador, mesmo estando off-line. Muito bem, aqui estão os livros:


• The Theory and Practice of Perspective - George Adolphus Storey •

Ensina, com detalhes, a perspectiva aplicada a objetos. Há pouca coisa sobre a perspectiva da figura humana (para aprender essa parte, recomendo você estudar os manuais de Andrew Loomis). Em compensação, você encontrará algumas dicas úteis. Ele mostra, por exemplo, um modo simples de se colocar um triângulo em perspectiva (1), usando linhas auxiliares para facilitar a construção. No caso de ser um objeto em três dimensões (2), você desenha uma "caixa" e insere dentro dela o seu objeto:



O autor também ensina a traçar sombras projetadas (não confundir com sombreado). Essa parte é mais difícil, o ideal é você só pegá-la após possuir um conhecimento razoável de perspectiva. Aqui temos um modo de traçar a sombra projetada de um balcão (3) e de um portal (4):



• Line and Form - Walter Crane •

Não é um "manual de desenho" propriamente dito, ou melhor, ele não te ensina a desenhar: o autor trata somente dos princípios básicos do desenho. Uma coisa interessante no livro é a parte onde se fala a respeito da Ênfase (Emphasis) ou Dominância:



O que seria Ênfase ou Dominância? Isto: ao fazer um desenho, você deve saber qual elemento dentro dele será o principal, o dominante, ou seja, qual chamará mais a atenção. No exemplo acima temos uma ilustração de ramos e frutos, em três versões. Na primeira versão, as folhas e os ramos chamam mais a atenção, pois estão pintadas de preto. Na segunda versão, é o contrário: os frutos são o elemento principal. Por fim, na terceira, a ênfase foi dada à forma total da figura, pintada de branco sobre um fundo negro.


• A Floral Fantasy in an Old English Garden - Walter Crane •
Apesar de não ser um manual de desenho, têm ótimas ilustrações como esta:


• The Golden Goose Book - L. Leslie Brooke •
Mesmo caso do livro anterior. Quem aprecia ou trabalha com ilustração infantil irá gostar:



Em futuras postagens indicarei outros livros. Até lá! :)

3 comentários:

  1. Aproveitando o embalo, Rogério, sabe me dizer um livro para ensinar crianças a desenhar cartoons ou até mesmo desenho realista?
    É que queria ler algo assim, nunca vi nada a respeito, aliás, vi mas era muito complexo e teórico. Eu li o livro famoso da Betty Edwards (Desenhando com o Lado Direito do Cérebro), mas não li ainda a parte que ela disse de ensinar crianças, ainda vou ler quando tiver mais tempo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Samuel.

    Eu lembrei do antigo livro: Advanced Animation, de Preston Blair e publiquei uma postagem aqui. Veja se serve para você.

    Sobre livros de desenho realista, não conheço nenhum pra te indicar. Talvez algum outro leitor saiba e nos indique, vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  3. Opa, valeu pelo livro sobre cartoons, parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir