domingo, 8 de novembro de 2015

Exercícios de Traço: algumas questões...

Depois de publicar as postagens sobre os Exercícios de Traço, lembrei que seria bom esclarecer dúvidas que, certamente, as pessoas teriam a respeito deles. Algo como um FAQ:

• Esses exercícios são apenas para iniciantes, não é? Eu já sei desenhar!
Errado! Se os seus traços saem tortos e feios e você desenha com uma mão "pesada", a ponto de deixar marcas no papel, precisa urgente começar a praticar os exercícios, ainda que desenhe há cinco, dez ou vinte anos.

Os traços são a base do próprio Desenho, você deve cuidar deles, antes de tudo. Se você não fez isso quando era iniciante, pode fazê-los agora, sem problema algum.

• Posso fazer os exercícios segurando o lápis de maneira normal?
Não! Você deve segurar o lápis igual à forma ensinada pelo Prof. Fábio já na primeira aula dele. Do contrário, de pouco adiantará. Afirmo baseado na minha própria experiência: durante anos pratiquei exercícios similares (de retas e bolinhas)...e inutilmente porque segurava o lápis do modo comum!

Para ser mais claro: em todos os exercícios onde o objetivo seja melhorar o traço, siga as instruções do Prof. Fábio quanto à forma de segurar o lápis. Sempre que for praticá-los. Já nos exercícios da Divisão Proporcional isto é desnecessário: porque eles não se destinam a desenvolver o traço e sim a aumentar a sua capacidade de dividir espaços em partes iguais.

• Mas eu vou ter sempre que desenhar assim?
Apenas na hora de praticar os exercícios. Fora deles você pode usar o lápis como sempre está acostumado.

• Posso usar lapiseira ao invés de lápis?
Não recomendo. Lapiseiras servem para esboços, porém não são tão boas para o sombreado. Já os lápis se saem bem em ambos os casos, por isso o ideal é você empregá-los sempre que possível. Além disso, caso mais tarde você queira aprender a sombrear a lápis, a sua tarefa será bem mais difícil se você estiver viciado no uso das lapiseiras...

• Quantas horas devo praticar?
Em vez de estabelecer os exercícios em "quantas horas vou praticar", é mais adequado você estabelecer "quantas folhas". Veja que nos exercícios eu recomendei fazer uma folha por dia, frente e verso. Isso é o mínimo. Se quiser você pode fazer mais, claro... mas, planeje de acordo com a sua realidade. Por exemplo, não adianta você tencionar fazer cinco folhas por dia se você só tempo e disposição para fazer duas.

• Em quanto tempo meu traço vai melhorar?
Difícil dizer, varia de uma pessoa para outra. Mas eu garanto que, se você insistir, os resultados irão aparecer. Não importa que leve três meses, seis meses ou mesmo um ano: depois de você conquistar um traço melhor, terá maior motivação para continuar a aprender. No meu caso, depois de um mês já senti melhoras. Depois de dois meses e meio, constatei que desenhava com a mão "pesada" durante anos. E, coisa interessante, nunca tinha me dado conta disso!

• Posso desenhar outra coisa, além dos exercícios?
Pessoalmente, não vejo problema, desde que você não os deixe de lado...

• Alguns sites ensinam outros jeitos de se segurar o lápis. Devo seguí-las?
Na minha opinião, quando você conseguir fazer os traços de maneira leve e precisa...isso não fará grande diferença. Preocupe-se em praticar os exercícios todos os dias, tudo à risca: isso é o principal.

• Tenho uma mesa digitalizadora. Posso praticar os exercícios nela?
Não aconselho por causa destas desvantagens:

1) Questão econômica ($$$$): a ponta da caneta gastará mais depressa, pois você a usará com maior frequência e, logicamente, precisará trocá-la logo. A ponta é mais cara do que lápis e papel sulfite comum (ou papel reciclado);

2) Questão de segurança: Se você exercer pressão excessiva na caneta, arrisca a estragar a ponta, a mesa ou os dois. Já no modo tradicional, o máximo que pode acontecer é... você quebrar a ponta do lápis, que é barato (olha aí de novo a questão econômica! hehe);

3) E a questão prática: Pela minha experiência, percebi ser melhor fazer os exercícios no modo tradicional. Desse modo, quando você for desenhar na mesa digitalizadora, verá que seus traços tenderão a sair mais soltos, leves e precisos.

Bem, acredito que a maioria das respostas estão aí... mas quem tiver outras dúvidas a respeito, pode perguntar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário